•  Ginástica Laboral

    Consiste em uma atividade física leve e de curta duração, realizada no próprio ambiente de trabalho, onde são aplicados exercícios preventivos através de alongamentos para compensação e relaxamento das estruturas musculares envolvidas nas tarefas diárias, sem levar o trabalhador ao cansaço.

A Ginástica Laboral pode ser aplicada nas empresas como exercícios de: .
Ginástica Preparatória:

Indicada para tarefas que exigem muito esforço físico, deve ser realizada antes da jornada de trabalho, com duração aproximadamente de 10 a 15 minutos. Ela prepara o funcionário para iniciar suas tarefas diárias, despertando-o e prevenindo distensões musculares. Os exercícios realizados aqui são de alongamento, aquecimento, mobilidade articular, preparando os funcionários para o trabalho com mais disposição, evitando contraturas e distensões musculares.

 

Ginástica de Relaxamento:

Realizada no final ou após o expediente com duração de 20 a 30      minutos e objetivando recuperar o funcionário do desgaste exigido no trabalho. São exercícios de relaxamento, respiração, massagem, provocando uma sensação de bem estar. Indicado para todas as tarefas realizadas nas empresas.

Ginástica Compensatória:

Realizada durante a jornada de trabalho, com duração aproximadamente de 5 a 10 minutos, como pausa ativa, compensando posturas inadequadas e esforços repetitivos, exigidos em funções operacionais, minimizando desconfortos musculares.
São aplicados exercícios de alongamento, descontração, soltura. A ginástica compensatória e indicada para tarefas repetitivas, de muita concentração e pressão.

 

    
Benefícios da ginástica laboral .

Faz-se claramente necessário que as capacidades físicas e mentais do indivíduo estejam equilibradas para que ele possa desenvolver-se com o máximo rendimento em todos os sentidos com atenção, agilidade e urgência, qualidade, trabalho em equipe, produção, satisfação de clientes e motivação. É esse equilíbrio das capacidades de seus funcionários, advindo da melhora na qualidade de vida, a que as empresas visam quando implantam os programas de ginástica laboral.

Benefícios para a empresa

- Aumento da produtividade;
- Diminuição dos índices de absenteísmo, afastamentos e acidentes de trabalho;
- Melhoria da imagem interna e externa da empresa;
- Diminuição dos gastos com despesas médicas;

Benefícios para o empregado

- Melhora da qualidade de vida dentro e fora do trabalho;
- Consciência corporal e postural;
- Diminuição do stress;
- Desenvolvimento do relacionamento interpessoal;
- Aumento da disposição;